quarta-feira, 14 de agosto de 2019

PENSANDO SOBRE GATILHOS EMOCIONAIS


Sempre que me deparo numa crise de ansiedade, agora não mais em crise de pânico, me vejo pensando sobre qual foi o gatilho. O quê ou qual emoção me levou até ela? Visito meus armários internos, abro as gavetas e vou à procura do que poderia ter desencadeado tal situação. Dá trabalho? sim! dá trabalho. Mas, ou eu faço isso, e consigo me sentir segura para dar conta, ou estarei sempre a mercê dela. Da tal ansiedade que chega e sem bater à porta, acha que pode invadir a minha casa - o meu corpo. Já pararam para pensar que o seu corpo, é como a sua casa? Para ir à sua casa você convida qualquer pessoa? Eu não! Convido pessoas que eu gosto, que eu me identifico, que eu me sinto a vontade, pessoas que me fazem rir, que me dão prazer estar em sua companhia, pessoas que eu amo. Então, decidi que com o meu corpo vou fazer o que faço com a minha casa (é bem verdade que ainda tenho algumas dificuldades, pois só deveria deixar entrar alimentos que me fazem bem, mas o pecado da gula ainda não me permite isso rsrsrs), mais com relação as emoções eu estou mais criteriosa. Estou mais atenta. Por isso, presto mais atenção nos tais gatilhos que me levam às crises de ansiedade. 
Curiosa, fui pesquisar no Google a palavra gatilho. Encontrei "gatilhos mentais" ( estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão), e "gatilhos emocionais" ( são criados após experiências negativas. Podem desencadear emoções negativas e reações inconscientes, que podem nos causa pânico e "surtos". A diferença entre as duas definições é que os gatilhos mentais podem ser utilizados como uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing, vendas...,e os gatilhos emocionais são uma poderosa ferramenta de acúmulo de emoções negativas guardadas dentro da gente. Então fiquei pensando, porque não transformar os meus gatilhos emocionais numa poderosa ferramenta de autoconhecimento e aprendizagem? 
Se eu acredito que a vida tem o peso que nós damos a ela, então eu posso transformar a minha vida numa jornada mais leve, mais amena, mais alegre, e mais criativa. E, nesse quesito a terapia é de fundamental importância. Conhecer e Re-conhecer os meus gatilhos emocionais está sendo uma tremenda experiência. É um grande desafio. Mas, eu gosto de desafios. Viver não será um desafio? Ver as novas possibilidades a cada amanhecer, não será um desafio? 
A cada amanhecer eu me renovo, e como disse Heráclito de Éfeso, "nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros".

TUDO FLUI, NADA PERMANECE IGUAL.










3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Juliana. Tudo bem?
      Obrigada pelo retorno. Que bom que você curte meus textos. Essa é uma experiência nova para mim. rsrsrs Sempre achei que escrever não era bem o meu forte. Mas, acabei descobrindo que gosto disso também, além é claro, que fazer minhas bijus. beijinhos, querida. Boa noite!

      Excluir
  2. A gente vive tentando se agarrar ao impermanente...

    ResponderExcluir